Textos

    Afim de uma leitura rapida e gostosa antes do almoço, na hora do jantar ou antes de dormir? Bom ela pode não ser tão rapida e gostosa assim, mas com certeza fara você dar boas risadas.

 

De Onde Vieram Estas Expressões?

 

    Provavelmente você já ouviu falar "Firmeza na represa" "Cabeça de bagre" "É nois Queiroz" ou outras rimas que não faz sentido algum!

 

    Mas muito provavelmente você nunca parou pra pensar de onde vieram estas expressões. Após uma árdua pesquisa encontramos a origem de muitas expressões existentes nesse nosso humilde, robusto e flamejante planeta.

 

    Quantas vezes você teve um dia ruim, aquele dia em que tudo da errado na sua vida, você olha pra um amigo e comenta "Acordei com o pé esquerdo". Talvez este comentario não fosse tão bem recebido pelo Saci Pererê, tendo em vista que o guri não possui a perna direita, sendo assim todos os dias ele é obrigado a se levantar com a perna esquerda. Há quem diga que o Saci não possui a perna direita nem a esquerda, mas sim uma perna bem no meio. Mas isto nos levaria a uma outra questão, pois se ele possui a perna no meio como ele faz para mijar? A não ser que a tal perna no meio seja o orgão genital do garoto, mas a questão é. Se ele tem o orgão genital no meio, como ele consegue deixar duro o tempo todo? Bom, está é uma discussão sem fim, voltemos ao tema do titulo.

 

    Segundo fontes nada confiaveis em meados do século X, havia um rapaz que morava em Portugal cujo nome era Zuero A. Esquerdio. Este homem realmente era muito infeliz, pois não tinha amigos, parentes ou sequer fakes adicionados em seu Face Book. Por conta disso Zuero se tornou um gajo muito amargurado, passava o dia todo sozinho em sua residencia, mais precisamente na janela de seu quarto com um binóculo bisbilhotando a vida de seus vizinhos.

 

    Um certo dia um grupo de crianças estava brincando próximo a residencia de Zuero, nesse grupo de crianças havia um menino chamado Cúzcuz, pobre criança ingênua, caiu numa armadilha de seus amiguinhos, ficou com a cueca cheia de pulgas e com o anus coçando sem parar. A casa mais próxima era a de Zuero, sem exitar o menino saiu correndo em direção a residencia. Chegando nela batia na porta desesperadamente, Zuero ficou com um pé atrás, pois achou que era cobradores visitando sua casa de novo. Mas como Zuero era muito curioso não resistiu e abriu a porta. Quando viu aquela cena cômica de um menino coçando a bunda sem parar, caiu na risada, perdeu o folego, chorou de tanto rir. Zuero era muito amargurado e em vez de ajudar o garoto lhe pregou mais uma peça, disse ao menino que pegasse um litro de alcool, jogasse em seu anus e tacasse fogo. Obviamente não deu certo, muito pelo contrario, o menino saiu correndo com o fogo queimando suas nadegas. Os amigos de Cúzcuz vendo aquilo cairam na risada e devido ao nome do menino chamaram aquela cena épica de "Fogo no Cuz" com o passar dos anos ficou apenas "Fogo no cú". Ai temos a explicação desta expressão.

 

    O senhor Zuero continuava triste e sem o que fazer resolveu dar uma reviravolta em sua vida. Mudou para uma vila onde havia apenas pessoas muito burras, Zuero pensou que lá poderia se destacar pois todos eram muito burros, mas é claro que isto não aconteceu, Zuero era portugues como ele poderia se destacar com sua inteligencia sendo ela quase nula. 

 

    Assim que Zuero chegou na vila avistou uma enorme festa, o povo da vila estava comemorando o nascimento de um bebê, e ao lado tinha um outro evento onde um homem inocente estava prestes a ser enforcado. Pois coincidentemente este homem condenado a forca havia feito uma piada com o bebê que acabará de nascer, o pobre rapaz disse "Comeria ela e o bebê". Como o povo da vila era burro não entendeu a piada e condenou o sujeito a forca.

 

    Este bebê cresceu e por ironia do destino ficou muito inteligente, Zuero ficou muito furioso pois se achava o rapaz mais inteligente da vila (claro que só ele pensava isto), Zuero precisva fazer algo para dar um fim no menino, para que ninguém visse o quão inteligente ele era. Então Zuero comessou a espalhar um boato de que apesar do garoto ser muito inteligente ele tinha um cú de ferro. E que todas as pessoas inteligentes tinham cú de ferro, todos na vilam acreditaram e ficaram cada vez mais burros, pois ninguem queria ter seu cú de ferro.

 

    O menino ficou muito chateado, este menino tinha o nome de Bil Gates, o guri resolveu fugir da vila pois estava muito a frente de seu povo e queria descobrir novos horizontes. Chegou numa vila vizinha e conheceu outro rapaz inteligente, Cristóvão Colombo, ambos fugiram clandestinamente num navio pirata comandado pelo capitão Jack Sparrow e juntos descobriram uma nova terra, que a chamaram de América. Assim nasceu as expressões, "Cú de Ferro" "CDF".

 

    Mas o tempo não para e Zuero estava ficando muito velho e viu que não tinha feito nada para que a humanidade pudesse se lembrar dele. Resolveu mudar novamente, foi morar sozinho numa floresta chamada Anonimus, esta floresta se encontrava no Canadá. Os moradores da vila ficaram surpresos com a mudança de Zuero. Ficaram surpreso mas felizes, fizeram até uma festa de comemoração, então todos da vila diziam "Hoje todo mundo vai ficar bebado, menos Zuero que está no Canadá" "Hoje vamos comer carne, menos Zuero que está no Canadá". Enfim, vocês sabem as inumeras e infinitas piadas que da pra fazer com quem vai para o Canadá.

 

    Zuero chegou na floresta Anonimus e experimentou uma erva alucinógena chamada "coca", mas não sabia direito como usala, foi até a cidade pois ouviu que lá eles extraiam o pó da planta. Mas este processo era muito caro e Zuero era muito pobre, começou então a roubar as pessoas da cidade, Zuero ameaçava a todos com um pedaço de ferro. O povo se revoltou, todos se uniram e pegaram Zuero. Deram uma surra nele com o próprio ferro que ele usava para roubar e aterrorizar as pessoas. Nascendo assim as expressões "Quem com ferro fere, com ferro será ferido" e a "Provou do próprio veneno".

 

    Zuero cansou de apanhar, voltou para a floresta com o pensamento de mudança, ele queria fazer algo de realmente importante para a história. Mas a floresta Anonimus estava muito poluida e desmatada, tudo lá morria, sobrou apenas uma unica planta chamada esperança. Dai temos a expressão "A esperança é a ultima que morre".

 

    Passou mais alguns anos até que Zuero A. Esquerdio morreu sem fazer nada de importante, deixando para trás apenas suas frases em algumas lascas de arvores. Porém ninguem sabia o autor daquelas bélissimas frases, mas como elas foram encontrada na floresta Anonimus, todos diziam que o autor era "Anonimo.

 

    Zuero A. Esquerdio morreu sem deixar nada de bom para trás, sem fazer algo de extraordinário ou qualquer outra coisa. Assim nasceu a expressão "Zero a esquerda".

 

    Com a morte de Zuero todos se livraram de sua inutil existencia, e todos "viveram felizes para sempre".

 

 Lincohn Mendes

24/01/2012